Formato de intercâmbio de dados

Formato de intercâmbio de dados

 

  • Representação padronizada do registro bibliográfico em meio legível por computador de forma que sistemas diferentes possam ler e processar os elementos do registro sem necessidade de conversão de dados.

  • O formato de comunicação de dados para intercâmbio bibliográfico permite o compartilhamento e a troca de registros entre sistemas.

Componentes básicos de um formato de intercâmbio

Nível físico: regras para organização dos dados em meio legível por computador. A norma ISO 2709 define como marcar.

Nível lógico: códigos que definem os diferentes elementos de dados no registro, formato de intercâmbio propriamente dito. Indica a forma como os elementos de dados bibliográficos serão logicamente identificados (campo 100 autor pessoal, subcampo a é nome e subcampo d é data associada ao nome. Campo 245 é título, subcampo a é título e subcampo b é subtítulo).

Nível descrição: forma e conteúdo dos elementos de dados que variam de acordo com as regras de catalogação usadas e os modos pelos quais os diferentes elementos de dados prescritos pelas regras são divididos e identificados. O código de catalogação indica como descrever um determinado item. O vocabulário controlado indica o termo a ser utilizado para um assunto.

 

Was this helpful?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *