07 Pesquisa

O módulo de pesquisa do Winisis opera com relacionamentos lógicos entre termos, permitindo trabalhar com índices gerados pelo sistema ou texto livre.

Há dois modos de pesquisa acessadas através do menu Pesquisar: Pesquisa Avançada e Pesquisa Guiada, ambas pesquisas localizam informações na base de dados que estiver ativa no momento.

O botão , localizado na barra de ferramentas, abrirá a última interface selecionada no menu principal.

Pesquisa Guiada

Oferece uma interface de pesquisa voltada ao usuário com pouco conhecimento da sintaxe de pesquisa CDS/Isis. Seu objetivo é “guiar” os passos do usuário na construção da expressão de busca.

É constituída por quatro campos para o preenchimento dos elementos da pesquisa. Os termos podem ser digitados ou arrastados do dicionário de termos. Também é possível utilizar operadores booleanos entre os termos.

A pesquisa pode ser realizada especificando o campo ou optar pela pesquisa em todos os campos. Esta interface permite ainda optar por 3 tipos diferentes de operadores: AND, OR e NOT.

Janela de pesquisa guiada

Após digitar os termos, clique em Executar e em seguida Exibir. A janela Base de Dados irá ser ativada, com o primeiro registro recuperado na pesquisa.

Para realizar uma nova pesquisa, ative a tela de novamente e clique no botão Limpar se desejar excluir os termos da busca anterior.

Pesquisa Avançada

Interface destinada a usuários com maior proeficiência no uso da linguagem de pesquisa CDS/Isis.

Pesquisa Avançada

Onde:

Elemento

Nome

Função

Operadores

Pressionando qualquer um destes botões, insere-se o operador booleano correspondente na caixa Expressão de pesquisa

Botão Dicionário

Abre o Dicionário de Termos

Botão Ajuda

Abre arquivo Isishlp.hlp no tópico The Expert Search Window

Caixa Expressão de pesquisa

Expressão de consulta que será utilizada. É possível digitar diretamente ou clicar e arrastar os termos a partir do dicionário

Botão Limpar

Limpa conteúdo da caixa Expressão de pesquisa

Botão Cancelar

Retorna o foco para base de dados

Botão Executar

Executa consulta

Caixa Histórico

Lista de consultas realizadas. Um duplo clique num dos elementos da lista faz aparecer os resultados da busca. Um clique simples faz aparecer o número da consulta na caixa Expressão de pesquisa. Se a consulta foi feita numa base de dados diferentes a expressão de busca é copiada na íntegra. Também é possível clicar e arrastar um elemento da lista para a caixa Expressão de pesquisa

Was this helpful?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *