010 Utilitários Avançados

Por ser multi-usuário, Winisis utiliza três classes de bloqueio, necessárias para permitir a atualização simultânea de uma base de dados por mais de um usuário. Destes bloqueios, que estão registrados no Arquivo Mestre são:

  • Bloqueio de entrada de dados: indica que pelo menos um usuário está registrando dados. Quando está ativo, impede que se realize uma atualização do Arquivo Invertido (tanto a atualização como geração do Invertido pode ser realizada somente quando não se está entrando dados na base). A indicação deste tipo de bloqueio está armazenada no campo MFCXX2 do registro de controle do Arquivo Mestre e conta o número de usuários que estão realizando entrada de dados em uma base ao mesmo tempo;
  • Bloqueio de registro: indica que está atualizado um registro e impede que seja modificado por outros usuários. Este tipo de bloqueio está armazenado no campo MFRL do registro.
  • Bloqueio de escritura exclusiva: indica que está sendo realizada uma operação que requere um acesso de escritura exclusiva à base de dados. Quando está ativo, impede a entrada de dados e outras opções que requerem acesso de escritura exclusiva. Este tipo de bloqueio está indicado no campo MFCXX3 do registro de controle do Arquivo Mestre: existe bloqueio se este campo for maior que zero.

Quando um usuário não puder efetuar uma ação por causa de um bloqueio, o usuário será informado por uma mensagem.

Normalmente um bloqueio desaparece automaticamente quando já não é necessário, mas caso isto não ocorra, deve-se recorrer às opções de desbloqueio já descritas.

A janela visualizada ao acessar o menu Utilitários/Utilitários avançados é a seguinte:

Utilitários avançados

Se a coluna de status indicar que há algum bloqueio ativo na base de dados, clicar no botão correspondente a confirmar a opção.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *