012.1 Syspar.par

O arquivo SYSPAR.PAR contém os parâmetros de sistema necessários ao funcionamento do Winisis. Ele é lido automaticamente cada vez que o software é ativado e pode ser usado para sobrescrever valores default utilizados pelo sistema.

Quando o Winisis é instalado, o programa de instalação cria um arquivo SYSPAR.PARcom os parâmetros fornecidos pelo usuário.

Embora a versão Windows tenha incorporado uma série de novos comandos, os parâmetros de 1 a 8 são idênticos aos da versão DOS.

SYSPAR.PAR é um arquivo texto que pode ser editado com qualquer editor de texto, como por exemplo o Bloco de Notas (Notepad).

Cada parâmetro começa em uma nova linha (a ordem dos parâmetros não é importante) e tem o seguinte formato genérico:

n=valor

onde:

n é o número do parâmetro (ver abaixo);

valor é o valor correspondente.

Valor deve estar junto ao sinal de igualdade (um espaço em branco após o sinal de igual será interpretado como sendo parte do valor). Quando valor consistir em um nome de diretório, este será concatenado com o nome do arquivo CDS/Isis correspondente de modo a completar a especificação do parâmetro. A indicação do drive é opcional, mas o nome do diretório deve ser terminado por uma contra-barra (‘\’), caso contrário será gerado um nome de arquivo inválido. Por exemplo:

2=\winisis\menu\

Parâmetros ausentes ou assinalados com valor nulo (em branco), serão preenchidos com os valores defaults do sistema. SYSPAR.PAR necessita conter apenas aqueles parâmetros que o usuário deseja modificar. Estes parâmetros podem ser fornecidos em qualquer ordem. Somente os parâmetros de 1 a 5 são normalmente requeridos, enquanto outros parâmetros podem ser utilizados para alterar o comportamento do software, mas não são essenciais.

É possível inserir linhas de comentário (as quais são ignoradas pelo Winisis) digitando um ponto e vírgula (;) no início de cada linha. Por exemplo:

; fixa base de dados default

Assistente de configuração

A partir da versão 1.3, Winisis incorporou um assistente que torna mais amigável a passagem de parâmetros. Este assistente pode ser chamado através da opçãoConfigurar / Parâmetros do sistema no menu principal.

A janela do assistente possui três abas. Para selecionar uma, clique sobre ela.

Cada aba contém vários quadros de edição para inserção dos valores fornecidos pelo usuário e uma série de caixas de seleção para os parâmetros que devem ser ativados/desativados.

A primeira aba é denominada Sistema e nela são estabelecidos os caminhos correspondentes aos parâmetros 1 a 5 e 141, a base pré-determinada (parâmetro 6), seu modo de abertura, tamanho e armazenamento (parâmetro 124), o código de idioma (parâmetro 101) e o código de perfil (parâmetro 102).



Aba Sistema do menu Configurar/Parâmetros

A segunda aba é Opções. Nela são especificadas a aparência que o Winisis terá, as operações de busca e visualização (parâmetros 103, 104, 105, 135, 980 e 142), a modalidade da atualização do Dicionário (parâmetro 130), a exibição das barras de ferramentas e mensagens (parâmetros 120-121) e os nomes das tabelas de conversão (parâmetros 106-107).

Aba Opções do menu Configurar/Parâmetros

A terceira aba é intitulada Exibição. Determina: o zoom (parâmetro 136), o critério para determinar o tamanho máximo de palavras (parâmetro 131), os símbolos separadores de campos repetitivos (parâmetro 8) e de índices (parâmetro 113), formatação default, tipo de fonte da entrada de dados e da edição de formatos (parâmetros 109 e 111), fonte do dicionário de pesquisa, das mensagens e do sistema e as modalidades utilizadas para exibir a planilha de entrada de dados (parâmetro 123), as mensagens dos erros CDS/Isis Pascal (parâmetro 132).

Aba Exibição do menu Configurar/Parâmetros

Parâmetros do Syspar.par

Parâmetro 0: redirecionamento do SYSPAR.PAR

Este parâmetro é usado para redirecionar o próprio arquivo SYSPAR.PAR para outro drive ou diretório. O valor pode ser:

1. um nome de arquivo completo, o qual pode, opcionalmente, incluir informações sobre drivers e/ou diretórios; por exemplo:

0=c:\isis\mypar\

neste caso, os atuais parâmetros a serem utilizados serão lidos a partir do arquivo mypar no diretório \isis do drive c;

2. ponto de interrogação (?) ou um ponto de exclamação (!) seguidos de um prompt; por exemplo:

0=?digite sua senha:

neste caso, Winisis primeiro mostrará o prompt e então lerá o nome de um arquivo de parâmetros a ser fornecido, via teclado, pelo usuário. Deve-se utilizar o parâmetro desta forma para definir o nome de um arquivo de parâmetros cada vez que o programa for chamado. Caso tenha sido usado um ponto de exclamação (!) em vez de um ponto de interrogação, o texto digitado em resposta ao prompt será representado na tela por asteriscos.

SYSPAR.PAR pode ser redirecionado várias vezes, se necessário. Por exemplo, o arquivo MYPAR do exemplo anterior pode, ele mesmo, conter um parâmetro 0 especificando outro arquivo. Se o arquivo SYSPAR.PAR foi redirecionado e o novo arquivo define qualquer parâmetro já definido em um arquivo de parâmetros processado anteriormente, ele será sobrescrito pelo novo valor. Qualquer parâmetro existente após o parâmetro 0 será ignorado.

Pode-se utilizar o parâmetro 0 para prover proteção aos dados, definindo umSYSPAR.PAR contendo parâmetros genéricos e um arquivo para cada usuário, ou grupo de usuários, contendo parâmetros específicos para cada um.

Por exemplo, um dado sistema poderia ter os seguintes arquivos de parâmetros:

SYSPAR.PAR			JOHN.PAR			DAVID.PAR
--------------	------------------		-------------------
1=\isis\prog\			4=\isis\john\work\		4=\isis\david\work\
2=\isis\menu\			5=\isis\john\data\		5=\isis\david\data\
3=\isis\msg\			6=BIBLIO
101=SP			101=EN
0=!password...

Cada vez que Winisis for iniciado, o arquivo SYSPAR.PAR será lido e fixará os paths dos arquivos de programa, menus e mensagens, bem como o espanhol como idioma default. Após, será exibido um prompt e o usuário deverá entrar sua senha (parâmetro 0). Se a resposta ao prompt for john, Winisis lerá o arquivo JOHN.PAR e fixará os parâmetros restantes, tornará o inglês como idioma default e abrirá automaticamente a base BIBLIO para este usuário.

Parâmetro 1: path dos arquivos de programa

Define o drive e/ou diretório onde ficam armazenadas as aplicações desenvolvidas em ISISPAS (arquivos PAS e PCD). Por default, o sistema assume que eles serão armazenados no diretório corrente. Arquivos de listagem de programas (LST) são armazenados no diretório de trabalho definido no parâmetro 4.

1=c:\winisis\prog\

Parâmetro 2: path dos menus

Define o drive e/ou diretório onde ficam armazenados os arquivos de menus e os arquivos isisuc.tab e isisac.tab do Winisis. Por default, o sistema assume que os arquivos de menus estão no diretório corrente. Serão assinalados para este path todos os arquivos associados com uma base de dados de menu (xxMNyy.*).

2=c:\winisis\menu\

Parâmetro 3: path das mensagens

Define o drive e/ou diretório onde ficam armazenados os arquivos de mensagens do Winisis. Por default, o sistema assume que os arquivos de mensagens estão no diretório corrente. Serão assinalados para este path todos os arquivos associados com uma base de dados de mensagem (xxMSG.*).

3=c:\winisis\msg\

Parâmetro 4: path dos arquivos de trabalho

Define o drive e/ou diretório onde ficam armazenados quaisquer arquivos de trabalho criados pelo Winisis (por exemplo, arquivos de ordenação). Por default, o sistema assume que os arquivos de trabalho devem ser gravados no diretório corrente. Quando o sistema estiver em rede, é importante criar um arquivo de trabalho para cada usuário.

Todos os arquivos não previstos em outros parâmetros serão assinalados para este path (por exemplo, arquivos de impressão).

4=c:\winisis\work\

Parâmetro 5: path da base de dados

Define o drive e/ou diretório onde ficam armazenados os arquivos que constituem uma base de dados Microisis. Por default, o sistema assume que estes arquivos estão no diretório corrente.

5=c:\winisis\data\

Devem ser assinalados para este path os seguintes arquivos de bases de dados (com exceção das bases de dados de mensagens e menus):

– ANY, CNT, IFP, L01, L02, N01, N02, MST, XRF, FDT, FST, FMT (planilhas de entrada de dados), PFT (formatos de exibição), STW e SRT.

Os demais arquivos de bases de dados, tais como HIT, LN?, LK? etc. são assinalados para o path dos arquivos de trabalho especificado no parâmetro 4.

Arquivos de bases de dados podem ser distribuídos em um ou mais diretórios e/ou drivers pelo uso de um arquivo DBN.PAR (ver item 7.2).

Parâmetro 6: nome da base de dados default

Define o nome da base de dados que será aberta automaticamente toda vez que o Winisis for inicializado. Diferentemente da versão DOS, Winisis permite que se especifique mais de uma base de dados neste parâmetro, desde que estejam separadas por vírgula. Por exemplo:

6=cds,thes

Parâmetro 8: separador de campo repetitivo

Define o caracter que será utilizado pelo Winisis para separar as ocorrências de um campo repetitivo durante a entrada de dados. Por default é utilizado o símbolo de porcentagem (%), o qual efetivamente deve ser reservado para esta finalidade. Caso seja necessário entrar o símbolo de porcentagem como dado, é necessário definir outro caracter para ser usado em substituição a ele. Exemplo:

8=&

A versão DOS permite o uso de apenas um caracter neste parâmetro, mas Winisis permite que seja especificada uma cadeia de caracteres. Por exemplo:

8=$$$

Parâmetro 14: suporte para redes

Permite definir como será o tratamento dos Arquivos Mestres e Invertido de uma base de dados de acesso compartilhado. Este parâmetro pode ser definido para cada base a partir do arquivo dbn.par

0 monousuário

1 permite a busca e atualização simultânea do Arquivo Mestre e do Invertido por dois ou mais usuários sobre a mesma base de dados. Ao ativar este parâmetro, Winisis administra o bloqueio correto de registros para garantir a integridade da informação que está armazenada nos arquivos.

2 permite a integridade e atualização do Arquivo Mestre por dois ou mais usuários sobre a mesma base de dados, mas não possibilita a atualização do Arquivo Invertido pelo menos quando um usuário estiver realizando entrada de dados.

Parâmetro 101: idioma default

Composto por um código de duas letras que define o idioma de diálogo inicial a ser utilizado. O idioma inicial é EN (English).

101=BR

Parâmetro 102: menu default

Composto por um código de duas letras que define o menu default a ser utilizado. Com isto, é possível fixar perfis limitados de acesso as bases de dados. O parâmetro fornece as duas últimas letras da base de dados que armazena as opções de menu desejadas. Por default é DF (acesso integral a todas as rotinas). Por exemplo, se nenhum parâmetro 101 ou 102 foi fornecido, a base de dados de menu default será MNENDF. Caso tenha sido especificado apenas 102=SH, então será MNENSH. Neste caso, uma base de dados de menu com este nome deve ter sido criada previamente.

Parâmetro 103: exibição dos detalhes da busca

0 esta janela não é exibida.

1 mostra uma janela de resultados com o progresso da busca.

Parâmetro 104: Dicionário de Termos

0 (default) – mostra o dicionário completo. Porém, quando um campo é selecionado os termos que não ocorrem naquele campo são mostrados em cor cinza.

1 – mostra apenas os termos que ocorrem no campo selecionado.

Parâmetro 105: exibição automática dos resultados da busca

0 (default) – resultados da pesquisa não são exibidos automaticamente, sendo mantido o foco na janela de busca..

  1. – Quando estiver sendo utilizado o modo de Consulta Avançada, os resultados da busca serão exibidos tão logo esta tenha sido concluída. Parâmetros de configuração das janelas do Winisis

Parâmetro 109: fontes do texto da janela Entrada de Dados

A fonte dos textos e o seu tamanho podem ser modificados. Utiliza-se: 109=Nome, número da fonte.

;Fonte Arial, tamanho 12

109=Arial, 24

O tamanho da fonte é opcional. Caso não se coloque, Winisis definirá a 14.

O número indicado será o dobro do tamanho desejado.

Obs.: A modificação pode ser realizada tanto através do menu Configurar/Parâmetros do Sistema, como da própria janela de entrada de dados, botão Opções/Trocar Fonte

Parâmetro 115: pequenas fontes

Define a fonte que será usada para exibir o dicionário de termos e escrever as expressões de busca. Este parâmetro poderá ser configurado através da opção Parâmetros do Sistema.

Parâmetro 116: fontes das Caixas de Diálogo

Define a fonte que será usada para exibir as mensagens de diálogo do Winisis. Configurável através da opção Parâmetros do Sistema.

Parâmetro 117: fontes do Sistema

Define a fonte que será usada em alguns textos do sistema ou para janelas usualmente maiores que as Caixas de Diálogo do Winisis. Este parâmetro poderá ser configurado através do menu Parâmetros do Sistema.

Parâmetro 120: barra de ferramentas

0 – não exibe a barra de ferramentas abaixo dos menus.

1 (default) – exibe uma barra de ferramentas que contém alguns botões que dão acesso rapidamente às características mais usadas de Winisis.

Parâmetro 121: helpbar

0 (default) – não exibe o HELPBAR para os botões da barra de ferramentas.

1 – exibe uma linha de ajuda para cada botão da barra de ferramentas em um HELPBAR no parte de baixo da janela principal.

Parâmetro 123: edição

0 (default) – inicialmente não mostra campos vazios na edição de registros.

1 – inicialmente mostra campos vazios na edição de registros.

Parâmetro 124: janela entrada de dados

Modo, tamanho e posição inicial da janela de entrada de dados (em pixels), onde Modoindica nível de permissão de acesso aos registros.

Sintaxe: 124=modo[, esquerda, superior, direita, inferior]

Valor de modo:
0 (default) – todos os registros disponíveis

1 – permite acesso apenas ao primeiro registro da base indicada no parâmetro 6

Os parâmetros entre [ ] definem posição e tamanho da janela menor quando acionado botão superior direito de seleção de janela

Parâmetro 125: restrição à abertura de bases

0 (default) – não restringe o acesso a bases de dados

1 – o usuário só pode abrir as bases indicadas nos parâmetros indicados nos parâmetros acima de 1000. (ver item 12.5.1)

Parâmetro 130: arquivo invertido

0 (default) – não atualiza automaticamente o arquivo invertido.

1 – atualiza automaticamente o arquivo invertido quando a janela Entrada de Dados é fechada.

Parâmetro 133: tamanho do fonte no Windows

No Windows, pode-se mudar o fonte de sistema para grande ou pequeno. Por default, Winisis é configurado para rodar na configuração de fonte pequena. Se o Windows é configurado para usar fontes grandes, ocorrerão erros na exibição de algumas janelas e controles. Por exemplo, verifique a janela Consulta Avançada para ver se os controles são exibidos corretamente. Se não, é preciso configurar o parâmetro 133 da seguinte maneira:

0 – para fonte pequeno

1 – para fonte grande

Parâmetro 134 : comprimento (em pixels) do campo descrição, na janela entrada de dados

Ex: 134=50

Parâmetro 135: barra alternativa para resultados

Na barra aparece um link STOP, com o número da pesquisa e a quantidade de registros recuperados.

0 (default) – não exibe a barra

1 – a barra é exibida

Parâmetro 137: solicita confirmação quando do fechamento da janela de dados.

0 – não solicita

1 (default) – solicita confirmação

Parâmetro 138: imprimir Índices

Habilita ou desabilita o ícone da impressora no dicionário de termos.

0 – OFF (desabilita)

1 – ON (habilita o botão)

Parâmetro 140: exibir registros apagados logicamente

0 – não mostra o texto do registro. Na barra de mensagens na janela principal é exibido o seu status.

1 (default) – o registro é exibido normalmente, mas também aparece a mensagem na barra de mensagens.

Parâmetro 141: diretório de imagens

Define o diretório das imagens exibidas. Pode ser definido qualquer diretório. Ex.:

141=c:\winisis\bg\

Parâmetro 142: termos destacados

Determina as cores com que o Winisis ressaltará os termos no resultado das pesquisas. A sintaxe será:

142=cor das letras,cor do fundo

A cor do fundo é opcional. Os valores para as letras são os correspondentes à tabela de cores estabelecida no formato. (item 6.5.2)

Parâmetro 144: resultado da pesquisa

Apresentação do resultado de pesquisa com uma única ocorrência, quando parâmetro 980=1.

0 – (default) apresenta sob forma convencional na janela da base de dados

1 – apresenta sob forma de tabela

Parâmetro 148: diretório dos Plug-ins

Especifica a pasta onde estão os plug-ins que serão usados pelo Winisis.

Ex.: 148=c:\winisis\plug-in\

Parâmetro 150: formato da data hora

Especifica a forma de exibição da data/hora

150=MDY (default) exibe no formato dia – mês – ano

150=YMD exibe no formato ano – mês – dia

150=DMY exibe no formato dia – mês – ano

Parâmetro 155: confere a repetição de subcampos na Entrada de Dados

0 – não faz conferência

1 – faz conferência e exibe mensagem de alerta

Parâmetro 156: validação de Campos na Entrada de Dados

0 Valida somente registros modificados

1 Sempre valida os registros

Parâmetro 902: prova de comandos hipertextuais

0 – não exibe mensagem da ação dos comandos

1 – exibe a ação que será executada numa instrução de link.

Parâmetro 980: novo quadro de pesquisa avançada

0 – não exibe a nova caixa de diálogo de pesquisa avançada

1 – é ativada uma nova caixa de diálogo de pesquisa avançada e uma janela nova de visualização da busca.

Parâmetros 1001 a 1005

Winisis armazena aqui o nome das bases de dados abertas nas últimas sessões. Esses nomes aparecerão como opções no menu Arquivo.

1001=c:\winisis\data\base.MST

Was this helpful?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *