4 – O HTML

Uma página da Web “comum” é composta basicamente de textos e comandos especiais (tags) de uma linguagem de marcação chamada HTML, abreviação de Hiper Text Markup Language. Ela é bastante simples, e tem como finalidade básica formatar o texto exibido e criar ligações entre páginas usando o conceito de hipertexto.

Assim como em qualquer linguagem, o programador deve escrever o código-fonte seguindo regras de sintaxe. Este código-fonte é interpretado posteriormente pelo browser, que se encarregará de interpretar as tags (ou comandos).

O código-fonte pode ser escrito em qualquer editor de texto simples, como o Bloco de Notas do Windows, porém é comum o uso de editores HTML para escrever páginas Web. Existem vários editores de HTML disponíveis, mas lembre-se que nada substitui o conhecimento da linguagem HTML e das técnicas de construção de páginas.

O que são TAGS

Quando um browser exibe uma página Web, ele lê o texto da página e procura por símbolos especiais denominados tags, que dizem como a informação deve ser exibida. Por exemplo: uma tag pode dizer se um texto deve ser exibido em negrito ou itálico, com que tipo, cor e tamanho de fonte. Uma tag também pode indicar que um determinado texto é uma ligação com outra Homepage (link). As tags normalmente são indicadas em pares, delimitando um texto que sofrerá algum tipo de formatação, mas no HTML existem também várias tags individuais.

A estrutura de uma página HTML

<HTML>

<HEAD>

<TITLE>Título da página</TITLE>

</HEAD>

<body>

área reservada para os comandos da linguagem

</body>

</HTML>

Assim como em outras linguagens, existem estruturas básicas que identificam partes de um programa HTML.

O comando <HTML> é usado para delimitar a área dos comandos da linguagem HTML. Já o comando <HEAD> é usado para específicar algumas tags, como a tag <TITLE> que indica o título da página. O mais importante dos comando mostrado no quadro ao lado é tag <body> que controla todo o esquema de cores da página. Ou seja, é dentro dela que você era escolher a cor de fundo, a cor do texto, a cor do link, etc…

Espaços em branco não tem significado no HTML e esta não é uma linguagem case-sensitive (que diferencia maiúsculas e minúsculas).

As tags podem conter um ou mais atributos que definem as propriedades dos elementos entre eles, por exemplo:

<FONT FACE=”Arial” COLOR=”#ff0000″ SIZE=”2″>Um texto</FONT>

Onde na tag FONT, o atributo FACE indica a fonte a ser utilizada, COLOR a cor, e SIZE o tamanho utilizado para formatar o texto. A saída será:

As páginas estáticas são armazenadas no diretório público do servidor para que possam ser acessíveis para outros usuários da rede. O diretório público é comumente chamado wwwroot ou htdocs, podendo entretanto assumir outras denominações de acordo com a configuração do servidor.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *