v seletor de campo

Suporte: Standard

Sintaxe: v<field tag>[comand components]

Definição: Conteúdo dos campos de saída de dados. O conteúdo pode ser selecionado, restringido, extraído ou identado através de componentes do mesmo comando (ver mais abaixo). v significa campo de tamanho variável.

Componentes: subfield, occurence, extraction e indent

syntactic order: ^<subfield id> [<index>[..<upper index>]] *<offset int>.<length int>
(<first line int>,<next line int>)

subfield: Restringe a saída ao conteúdo de um subcampo. Se o campo de dado existe, mas subcampo não está presente, não gera saída.

occurrence: Limita a saída a uma ocorrência ou um intervalo de ocorências de campo repetitivo. <index> e <upper index> se referem à primeira (ou única) e última ocorrências, respectivamente. Se o <index> especificado é maior do
que o número atual de ocorrências, não é gerado saída. O mesmo ocorre se o campo de dados não é repetitivo e <index> é um número igual ou maior do que 2. No entanto, se <index> é 1 e é usado em um campo não repetitivo, é gerado saída do conteúdo normalmente. Este componente deve ser usado para um grupo repetitivo; caso contrário, <upper index> é ignorado. Se dois pontos (..) é usado e <upper index> é omitido LAST é assumido. A palavra chave LAST assume o valor do total de ocorrências de um campo de dados.

extraction: Extrai o conteúdo parcial de um campo de dados, subcampo 0u ocorrência. <offset int> é a posição inicial da extração, enquanto que <length int> determina quantos caracteres serão extraídos. Se <length int> é omitido ou
é maior do que o tamanho do campo, o default será o final do campo de dados.

indent: Alinha a saída de um campo de dados, subcampo, ocorrência ou conteúdo extraído, de acordo com <first line int> (alinhamento para a primeira linha) e <next line int> (alinhamento para linhas sucessivas). Ambos os valores são constantes numéricas. Se a posição corrente da linha difere de zero, a identantação é desabilitada.

Notas: O funcionamento do comando v depende dos componentes utilizados. Não será generada nenhuma saída, quando o campo de dados está ausente ou quando o componente executa uma restrição ou uma extração que está fora dos limites.

Exemplos: 

[codesyntax lang=”html4strict”]

1 v2/,v3^a| - |,v1/,
2 v1^n*0.3,
3 (|; |+v3^s)/,
4 v20[4],
5 v10[2..7]/,
6 v5[3..]/,/* equals to ,v5[3..LAST], */
7 v1[LAST]*2.7/,
8 v1(5,5)/,
9 |Title: |v1^n(5,5)/,

[/codesyntax]

Veja também:

“string” [literal conditional]
d [selector de campo dummy]
n [não presente]
|string| [literal conditional repetitiva]
(format) [grupo repetitivo]

Was this helpful?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *