4 Tipos de Registro de Autoridade

Os registros de autoridade MARC se diferenciam dos outros registros MARC pela presença do código z (Dados de Autoridade) na posição 06 do Líder (Tipo de Registro). O formato MARC 21 para os dados de autoridade identifica os tipos de registro de autoridade na posição 09 do campo 008. Os tipos de registro são:

Registro de cabeçalho autorizado (código a)

Registro de autoridade cujo campo 100-155 contém um cabeçalho autorizado. O registro pode conter também campos de referência cruzada para cabeçalhos variantes e/ou relacionados e notas registrando informações, tais como, fontes usadas para estabelecer o cabeçalho e o tratamento das séries.

Registro de subdivisão (código d)

Registro de autoridade em que o campo 18X contém a forma autorizada que somente pode ser usada como subdivisão de assunto de um cabeçalho autorizado.

Cabeçalho autorizado e registro de subdivisão (código f)

Registro de autoridade em que o campo 15X contém um cabeçalho autorizado que pode também ser usado como subdivisão de assunto junto a outro cabeçalho autorizado. (Uma instituição pode decidir criar separadamente os registros de cabeçalhos autorizados e de subdivisão).

Registro de referência (código b ou c)

Registro de autoridade cujo campo 100-155 contêm um cabeçalho não autorizado. O registro pode conter também um campo 260 (VER – Cabeçalho de Assunto), um campo 664 (VER – Nome) ou um campo 666 (Nota remissiva explicativa geral – Nome) para guiar o usuário a um cabeçalho autorizado. Os códigos estão definidos no campo 008/09 para registros de remissivas hierarquicamente associados, isto é, referências cruzadas e não cruzadas. A diferença depende do fato do cabeçalho 1XX do registro ser também uma remissiva VER 4XX em um registro de cabeçalho autorizado.

Registro de referência e subdivisão (código g)

Registro de autoridade no qual o campo 15X contém um cabeçalho não autorizado que pode ser usado como um termo de remissiva e como subdivisão de assunto junto com um cabeçalho autorizado. (Uma instituição pode resolver criar registros de remissivas e subdivisão.

Termo guia (código e)

Um registro de autoridade em que o campo 150 contém um termo significativo para ser usado na seção sistemática de um tesauro indicando a base lógica em que uma categoria foi dividida. O termo não é um cabeçalho autorizado e não é atribuído como um termo indexador.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *