IsisScript

ISIS Script é uma linguagem de script, desenvolvida pela BIREME, a fim de tornar mais forte as funções disponíveis para o servidor WEB ISIS “WWWISIS” para criação de páginas com elementos de Bases de dados ISIS. ISIS Script de fato foi um dos principais elementos na evolução de WWWISIS para “WXIS” que é o servidor web subjacente para o ABCD.

Scripts de ISIS script são armazenados como arquivos com a extensão XIS. ABCD usa mais de 100 scripts, a maioria deles na pasta php/dataentry/wxis mas também o iAH (o OPAC) faz amplo uso de tais scripts. Obviamente não se pode discutir todo o poder da linguagem de ISIS Script aqui. Como uma linguagem, usa instruções semelhantes a XML, como, por exemplo, entre as tags <pft> e </pft> pode ser colocado um formato de impressão e esse formato pode ser apresentado, colocando-o entre as tags <display> e </display>. Todos os parâmetros WXIS podem ser definidos dentro das tags <parm> e </parm> e campos podem ser definidos com valores, por exemplo <field action=”replace” tag=”6000″> valor_do_campo_6000 </field> vai colocar a string “Valor_do_campo_6000” no campo de tag 6000 (tais valores elevados de tag, na verdade todas as tags  acima de 999, são utilizadas em geral em aplicativos ISIS para valores temporários internos que na realidade não são armazenados em registros ISIS, mas como “registros virtuais”.

ISIS Script permite uma manipulação mais flexível de elementos de dados, provenientes de bases de dados ISIS, em páginas web. Em combinação com o PHP (veja a seção dedicada a PHP), que é uma linguagem para criação de páginas web, resultados sofisticados são possíveis e isto certamente contribui para a funcionalidade geral avançada do ABCD. É claro que mais detalhes sobre a linguagem ISIS Script podem ser encontrados na documentação específica.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *