Java, Groovy e Jetty

JAVA é ao mesmo tempo uma linguagem de programação (como por exemplo, “C++”) e um “compilador em tempo de execução”, o que significa que programas escritos em JAVA, precisam de uma versão Java de “Run Time Environment” (RTE), que irá compilar o programa para  determinado sistema operacional e combinação de CPU em tempo de execução (ou seja, quando o usuário executa o programa). Fazendo assim, os programas Java são completamente “multi-plataforma” (Windows, UNIX, Linux, OS/X) porque tais RTE’s existem para todas as plataformas e estão disponíveis gratuitamente para instalação. Portanto, verifique se o seu computador tem a sua própria RTE JAVA instalada! Ambos Sun (o fornecedor Java real) e Microsoft oferecem versões gratuitas de Java.

ABCD usa JAVA apenas para o “módulo avançado de empréstimo”, que vem com uma opção extra (ver o capítulo sobre o módulo de Circulação). Este módulo avançado de gerenciamento de circulação é destinado apenas para as instituições com regras mais complexas de circulação e múltiplas setoriais, com suas próprias políticas de empréstimo ou com bases de dados de usuário em outros formatos (por exemplo, SQL). Também funções de estilo “MinhaBiblioteca” mais interativas podem ser oferecidas. A fim de permitir estas combinações mais complicadas dos softwares, ABCD chama Java para fornecer “web-services” e os links com banco de dados de outros modelos.

Groovy é uma linguagem de programação orientada a objetos para a plataforma Java, que pode ser utilizado como uma linguagem de script para a plataforma Java. O módulo avançado de empréstimo do ABCD (EmpWeb) também usa tecnologia Jetty, que é um servidor http Server e recipiente de “Servlet” escrito em Java.

Jetty pode ser usado como:

  • um servidor web tradicional autônomo para conteúdo estático e dinâmico;
  • um servidor de conteúdo dinâmico por trás de um servidor HTTP dedicado como o Apache, usando “mod_proxy”;
  • um componente incorporado em um aplicativo Java.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *