JavaScript

O nome oficial do JavaScript é “ECMA Script”, mas o JavaScript é o nome popular de uma tecnologia que é hoje utilizada em muitas páginas web: relativamente pequenos programas incorporados aos códigos das páginas HTML. Contrariamente ao nome, a linguagem realmente não está ligada à linguagem de programação JAVA. JavaScript hoje em dia é suportado por todos os atuais navegadores web e não precisa de nenhum software adicional ou configuração.

No entanto, continua a ser uma opção que também pode ser desligada (por exemplo, no Firefox: Ferramentas|Opções|Conteúdo, onde ambos JavaScript e Java podem ser desabiblitados), para se certificar de que a opção JavaScript está habilitado para o uso do ABCD.

ABCD utiliza JavaScript dentro de suas páginas em muitos e muitos casos, uma razão é que, ao fazer assim, o computador local pode processar dados sem a necessidade de tráfego intenso entre o servidor e o cliente (o que é importante em condições de conectividade lenta).

Como exemplo de um JavaScript simples podemos nos referir ao script “lrtrim.js” (na pasta ABCD\ABCD\www\htdocs\php\dataentry\js\), que é chamado a partir de várias páginas ABCD-PHP. O script retira espaços em branco à direita ou à esquerda de strings. Isto pode perfeitamente ser feito localmente, sem a necessidade de envio da string para o servidor juntamente com o pedido de retirada e depois enviando de volta do servidor. Portanto, o script é carregado em uma página ABCD e executado localmente.

Também módulos JavaScript existentes e disponíveis frequentemente estão sendo usados, por exemplo, para a função de calendário no módulo de Empréstimo ou para o “Editor HTML” (FCKEditor.js). Abaixo um exemplo de calendário é mostrado, com base no JavaScript “Popcalendar.js” que pode ser encontrado, por exemplo, na pasta php/loans/js da pasta “home” ABCD (/ABCD/www/htdocs). Esta pequena ferramenta exibe qualquer mês do calendário e permite a marcação dos feriados para levá-los em conta no cálculo do período de empréstimos!

Calendário em JavaScript

A maioria das funções JavaScript, no entanto, não são visíveis na tela, mas desempenham funções úteis dentro de páginas web do ABCD. Assim, mesmo que ferramentas como as acima mencionadas (o editor HTML ou do calendário) sejam consideradas desnecessárias, ainda é importante para manter a opção de executar o JavaScript no seu navegador em “on”. Assim como com o Java, esta opção, por exemplo, no Firefox pode ser verificada no menu Ferramentas|Opções|guia de conteúdo (no Internet Explorer deve-se ativar para scripts ativos na seção da zona de segurança “Internet” em Ferramentas|Opções da Internet|Segurança).

Was this helpful?

0 / 0

Deixe uma resposta 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *