Módulo Central do ABCD

ABC do ABCD

O módulo ‘Central’ do ABCD é composto pelos módulos de Administração de Dados (criação de bases de dados, edição da estruturas de bases de dados, utilitários de bases de dados), Catalogação, Aquisições, Circulação/Empréstimos e Estatística.

Um módulo de gerenciamento de thesaurus também está sendo preparado, como parte do módulo de catalogação, para uma estrutura de base de dados de thesaurus específica, com controle de consistência dos níveis hierárquicos. Como parte deste “módulo central” também gostaríamos de mencionar os serviços de importação e exportação, impressão e ferramentas de base de dados, como o bloqueio/desbloqueio e “mudanças globais” de campos em registros. Esta parte “central” de fato representa a parte “back-office” do ABCD, os usuários finais não vão ser confrontados com o mesmo, mas o que eles irão visualizar e é oferecido são totalmente definidos nesta parte central de gestão do software!

Qualquer base de dados de estrutura ISIS pode ser definida e gerenciada, atualmente com registros de tamanho máximo de 1Mb e bases de dados de no máximo 4GB (mas estas restrições serão superadas pela próxima geração ISIS e ABCD baseado na NBP). Em comparação com a tecnologia ISIS “normal”, a indexação de chaves de 60 caracteres (em comparação com 30 caracteres) que são usados, há funcionalidades de controle de autoridades muito mais robustas disponíveis (picklists com base em tabelas ou bases de dados de autoridades, tais como thesaurus) na etapa de entrada de dados com formatos de validação flexíveis e todas as interações são baseadas em tecnologia Web, naturalmente, permitindo, por exemplo, strings em código HTML para indexação do texto completo, hiperlinks para páginas de ajuda, etc.

É perfeitamente possível automatizar totalmente uma pequena biblioteca, com a maioria dos usuários internos, com todas as funções necessárias, utilizando-se apenas esta parte central, como por exemplo: uma opção de busca avançada está incluída, de tal forma que todas as funções sejam cobertas com um mínimo de complexidade tecnológica (ou seja, apenas ISIS e PHP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *