Base de dados em Resource Description and Access (RDA)

ABCD Geral

O RDA é um padrão de catalogação que veio para substituir o AACR2 devido a descontinuidade por parte da IFLA.

O RDA surgiu da Conferência Internacional sobre os Princípios E o Desenvolvimento Futuro do AACR, realizada em Toronto, em 1997. É publicado conjuntamente pela American Library Association, a Federação Canadense de Associações de bibliotecários, e o Chartered Institute of Library and Information Professionals (CILIP) no Reino Unido. A manutenção da RDA é da responsabilidade do Comitê de Orientação da RDA (COR). A partir de 2015, a COR está passando por uma transição para uma estrutura de governança internacional, prevista para vigorar em 2019.

O ABCD Brasil, fez uma revisão e tradução para o idioma português da base de dados RDA disponível em sua versão 2.2. Como é uma tradução da base RDA já desenvolvida para o ABCD, provavelmente necessita de melhorias e revisões, portanto fique à vontade para colaborar.

É possível visualizar esta versão da base na instalação demonstrativa pelo endereço: https://demo.abcdbrasil.org, mas também é possível baixar para sua instalação Linux neste link.

Estamos preparando a versão para Windows, e em breve neste mesmo artigo colocaremos o link para download.

Para quem quiser acompanhar o desenvolvimento desta base, basta acompanhar pelo link: https://github.com/ABCD-DEVCOM/ABCD2/tree/master/www/bases-examples_Linux/rda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *