Instalação do APACHE em Windows

ABCD Geral

Este capítulo trata da instalação do APACHE para que possa ser utilizado ABCD em ambientes Windows. Pressupõe a instalação no computador do Windows NT, 2000 ou de uma versão superior.

O ABCD roda com a versão 2.2.x.

Obtenção do software

O servidor Web pode ser obtido no site da APACHE.

Instalação do APACHE

No ambiente Windows, a instalação do APACHE é realizada por meio de um instalador e por este motivo é extremamente simples. Se não tiver experiência nesse tipo de programas é recomendável realizar a instalação proposta pelo sistema. Clique duas vezes no instalador do APACHE e siga as instruções. A instalação correta do sistema deverá gerar a seguinte configuração no seu computador: Os programas do APACHE estarão instalados em:

C:\PROGRAM FILES\Apache Software Foundation\Apache2.2

Se não houver indicação contrária, o APACHE estará instalado como um serviço automático do Windows; se a houver, será preciso iniciar o servidor manualmente. Em qualquer caso, o acesso à configuração e controle do Apache pode ser realizado através de:

Start > Programs > Apache HTTP Server 2.2>

As pastas importantes da instalação são as seguintes:

a) C:\PROGRAM FILES\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs, na qual estão guardados os documentos que o servidor oferecerá aos seus visitantes. b) C:\PROGRAM FILES\Apache Software Foundation\Apache2.2\conf, onde está o arquivo httpd.conf, responsável pela configuração do servidor. c) C:\PROGRAM FILES\Apache Software Foundation\Apache2.2\cgi-bin, onde são guardados programas específicos utilizados pelo servidor para acessar outros programas ou dados

Basicamente, o procedimento de configuração consiste em editar o arquivo httpd.conf, acrescentando algumas linhas. Antes de começar a configuração verifique se o servidor Web está funcionando corretamente. Se a instalação do APACHE acabou de ser realizada a URL

http://localhost/

deve mostrar uma página indicando que seu servidor está funcionando.

Instalação simples do PHP em ambientes Windows

Este capítulo trata da instalação do PHP para que possa ser utilizado ABCD em ambientes Windows. Pressupõe a instalação no computador do Windows NT, 2000 ou de uma versão superior.

Obtenção do software

A mais nova versão do PHP está disponível em [2].

Existem duas versões de PHP para Windows, uma que funciona apenas como CGI e outra que pode ser instalada como módulo. Recomendamos o uso desta última quando os produtos serão utilizados em alta carga.

Instalação do PHP

No ambiente Windows, a instalação do PHP é muito simples. É suficiente descompactar o arquivo em uma pasta e copiar para os diretórios do sistema as extensões que o PHP vai utilizar. A seguir apresentamos os passos para uma instalação de PHP compatível com o ABCD. a) criar uma pasta “php” no diretório raiz do disco duro, isto é, “c:\php”; b) descompactar o arquivo que contém os componentes de PHP no diretório criado em (a); c) copiar os arquivos DLL do diretório c:\php\dlls\*.dll, para o diretório de extensões do sistema (usualmente WINDOWS\SYSTEM32 o WINNT\SYSTEM32). Na verdade, somente são necessários os arquivos DLL que manipulam documentos XML, mas aparentemente é mais simples preparar a instalação para futuros ajustes. De qualquer forma, os arquivos não utilizados não afetam o sistema e são controlados através do arquivo de configuração do PHP (php.ini); d) Utilizar o arquivo php.ini-dist como base para a configuração de PHP. Reveja a seção “Configuração de PHP”; e) Guardar o arquivo criado em (e) com o nome “php.ini” no diretório do Windows (C:\WINNT o C:\WINDOWS); f) Configurar o Apache para operar programas escritos em PHP.

Configuração de PHP

Basicamente, o procedimento consiste em editar o arquivo php.ini-dist, ajustar alguns parâmetros e guardá-lo com o nome php.ini no diretório do Windows. Faça uma cópia do arquivo c:\php\php.ini-dist. Guarde-a como c:\windows\php.ini; Edite o arquivo c:\windows\php.ini (pode utilizar NOTEPAD) e ajuste os seguintes parâmetros (procure a linha apropriada no documento):

° extension_dir = "c:\php\ext"
° extension=php_gd2.dll
° extension=php_mysql.dll
° extension=php_xmlrpc.dll
° extension=php_xsl.dll
° extension=php_yaz.dll

Obs.: 1- As extensões mysql e gd são necessárias apenas para o EMPWEB 2- A extensão yaz pode não estar presente no pacote, veja as instruções específicas para sua instalação. Apache com PHP

Antes de começar a configuração verifique se o servidor Web está funcionando corretamente. Para fazer isso, basta utilizar seu navegador e visitar o endereço do site Web.

Se a instalação do APACHE acabou de ser realizada, a URL http://localhost/ deve mostrar uma página indicando que seu servidor está funcionando. A configuração do APACHE é realizada editando o arquivo httpd.conf que está disponível na pasta <path_to_apache>\conf\, por exemplo: C:\APACHE\conf\. Edite este arquivo com um editor de texto (por exemplo, NOTEPAD) e serão acrescentadas algumas linhas que permitirão que o APACHE possa gerenciar programas em PHP.

O arquivo de configuração está estruturado em seções. Verifique se as linhas incluídas estão na seção correta. Como já mencionamos, o PHP pode funcionar em modo CGI ou como um módulo do APACHE (não de ambos). A principal diferença é que a segunda opção tem melhor desempenho com alta carga.

PHP como módulo do APACHE Para esta opção configure as seguintes linhas no arquivo httpd.conf:

1- Acrescentar o módulo na lista de APIs do Apache: LoadModule php5_module “c:\php\php5apache2_2.dll” LoadModule proxy_module modules/mod_proxy.so LoadModule proxy_http_module modules/mod_proxy_http.so Obs.: Os módulos Proxy são necessários para o EMPWEB. 2- uma linha que inclui o tipo de arquivo php na tabela MIME: AddType application/x-httpd-php .php 3- uma linha que inclui o caminho para o php.ini: PHPIniDir “\php” Verificação da instalação O último passo para a configuração do PHP é verificar se o APACHE está processando corretamente os arquivos PHP. Para isto criaremos um arquivo novo com o nome “info.php”. Verifique se o arquivo realmente tem a extensão php e não outra (o Windows oculta as extensões dos arquivos que define como “conhecidos”).

O arquivo info.php deve conter uma linha com o seguinte texto:

<? phpinfo(); ?>

Grave o arquivo no diretório de documentos configurado no seu servidor Web. Em uma instalação padronizada do APACHE este diretório se chama “htdocs”.

Reinicialize o servidor Web Start > Programs > Apache Software Foundation > Restart Apache

Use seu navegador da Internet para visitar a URL:

http://localhost/info.php

Esta página deve mostrar informação sobre sua instalação de PHP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *