Debian ABCD 2.0b sem Apache – 32bits

  • Version 2.0b
  • Download 0
  • File Size 124
  • File Count 1
  • Create Date 9 de janeiro de 2015
  • Last Updated 5 de maio de 2021

Debian ABCD 2.0b sem Apache - 32bits

Este pacote deve ser instalado com 'dpkg -i'

Sobre a versão do ABCD 2.0b:

  • Prezados,

    com meus melhores votos de um bom ano de 2015, tenho o prazer de anunciar a disponibilidade do ABCD v2.0beta.
    Isso está acontecendo há muito tempo, na verdade. Um dos novos recursos principais, justificando a atualização 'principal' para '2', ou seja, o recurso de biblioteca digital de 'texto completo', já foi demonstrado por mim mesmo em uma conferência internacional (em Nova Delhi, Índia) há 3 anos. .mas continuaram esperando por muito tempo pelos motivos explicados abaixo.

    Agora finalizamos dois scripts principais para este recurso de 'biblioteca digital':
    - um script (usando o Tika Server da Apache) que carrega todos os documentos em uma pasta predefinida no servidor ABCD, preservando a estrutura subjacente das subpastas como 'seções' pesquisáveis ​​do 'repositório', em um banco de dados com o metadados existentes (embutidos nos documentos, desde que disponíveis no DC) e - se incluídos na seleção de campo baseada no Dublin Core - a extração de texto completa em um campo dedicado que será indexado em texto completo. Após uma geração de índice completo do banco de dados recém-criado, que vai razoavelmente rápido, pois usamos a opção / n do CISIS (MFN como a única postagem), o banco de dados pode ser totalmente usado no ABCD Central (por exemplo, edição de metadados) e pesquisado / exibido no ABCD iAH-OPAC.
    - outro script permitirá carregar interativamente um ou mais documentos de uma máquina (local) para o servidor ABCD e incorporá-los ao banco de dados mencionado acima. Portanto, após a criação inicial de uma coleção com este script, o banco de dados da coleção pode ser atualizado gradualmente com novos documentos.
    - registros individuais ('documentos') podem ser 'protegidos' por um campo de senha no registro para permitir a auto-submissão de documentos por autores sem prejudicar os registros de outros autores (um 'perfil' ABCD para permitir apenas o acesso de entrada de dados para o banco de dados do repositório deve ser criado).

    Outras boas notícias sobre esta versão 2.0b:
    - adicionado: módulo 'Serviços de entrega de documentos online' (ODDS)
    - adicionado: novo módulo OAI (Isis-OAI-Provider da BIREME)
    - adicionado: recurso de dicionário de sinônimos (consulta do dicionário de sinônimos de Guilda durante a entrada de dados e / ou pesquisa)
    - adicionado: vários novos utilitários criando bancos de dados de objetos / cópias de empréstimos,
    - adicionado: verificador de duplicação
    - adicionado: verificador de código de barras (para inventário)
    - adicionado: divisor de registro baseado em campo repetível
    - em breve será adicionado: funções RFID / SIP2 para automação de funções de empréstimo por robôs
    - a ser adicionado em breve: funções LDAP
    - a ser adicionado em breve: suporte a Unicode.
    com a maioria dos novos utilitários 'made in Cuba'.

    No entanto, também há algumas más notícias: alguns novos recursos, baseados em versões não padrão dos utilitários CISIS da BIREME, não funcionam totalmente corretamente, mais especificamente:
    - a pesquisa no iAH funciona bem, mas chamando exatamente as mesmas pesquisas do site ABCD com seu recurso de 'meta-pesquisa' como um URL, isso não funciona por um motivo desconhecido;
    - bancos de dados CISIS não padronizados não funcionam corretamente no Provedor Isis-OAI (provavelmente pelo mesmo motivo da edição anterior: eles são acessados ​​por um 'URL de pesquisa');
    - O Unicode ainda deve ser testado muito mais por especialistas em línguas não latinas.

    Na verdade, essas três questões pendentes me fizeram atrasar a publicação desta versão por agora cerca de 2 anos, mas não posso mais justificar tal atraso. Se as pessoas estiverem realmente interessadas em usar esses novos recursos no ABCD, elas terão que adicionar suas vozes à minha (que era claramente muito fraca) pedindo à BIREME para verificar isso. Só recebi o conselho decepcionante de usar o tipo 'ISIS1030' de banco de dados no estilo 'LILACS', portanto, deixando de lado todos os novos usos de bibliotecas não tradicionais modernas do ISIS no ABCD e nos colocando de volta nos anos 80 ... As principais versões especiais do CISIS a serem considerados são 'BigISIS' (grandes registros e bancos de dados, disponíveis apenas para Linux), 'FFI' (grandes registros para Windows, mas sem indexação incremental) e Unicode CISIS. Como a BIREME está saindo de seu 'Site BVS' (o usado no ABCD), o problema do Site (por mais que pudéssemos verificar / testar apenas ao fazer meta-pesquisa em bancos de dados CISIS não padronizados) tem prioridade muito baixa, no entanto, como a OAI também parece ter sido afetada por um problema semelhante, esperamos que eles ainda resolvam o problema, pois isso também é relevante para sua própria rede da BVS.
    Não fui capaz de convencer a BIREME da importância da possibilidade de usar totalmente registros de 1Mb no ISIS como feito no BigISIS e FFI (embora isso tenha feito parte do contrato ABCD inicial e, portanto, sempre foi a ideia). Receio que ainda serão necessárias muitas outras vozes para convencê-los.

    Estou utilizando esta nova versão 2.0beta do meu servidor abcd.netcat.be/files . Além dos problemas mencionados, que não afetam as operações normais de todas as outras funções básicas do ABCD, esta versão é totalmente compatível com (porque se baseia na) versão 1.4.

    Além disso, uma nova página de downloads é criada com uma nova 'guia' para documentação. Um novo documento importante é um manual sobre EmpWeb (versão preliminar para comentários), mas os novos recursos da v2.0b ainda precisam ser adicionados ao manual do ABC do ABCD, o que esperamos fazer nos próximos meses.

    Sinta-se à vontade para me enviar feedback.

    Egbert de Smet
    Universiteit Antwerpen
Categories:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *