8 Campos de Cabeçalhos (1XX)

Formato Autoridades

Os campos 100-185 contêm nomes, títulos uniformes e termos usados em cabeçalhos ou subdivisões. São construídos geralmente de acordo com regras de catalogação ou de construção de thesaurus. Em um registro MARC de autoridade um cabeçalho é o conteúdo dos campos 1XX, 4XX, ou 5XX que registram as formas do nome, do título ou termo usado para indexação e recuperação ou para propósitos de organização em um arquivo.

A indicação de conteúdo dos sub-elementos de cada tipo de cabeçalho consiste no cruzamento dos cabeçalhos 1XX e dos campos de referência 4XX/5XX.

Registro de Autoridade Cabeçalho Remissiva VER Remissiva VER TAMBÉM
Nome Pessoal 100 400 500
Nome Corporativo 110 410 510
Nome de Evento 111 411 511
Título Uniforme 130 430 530
Termo Tópico 150 450 550
Nome geográfico 151 451 551
Termo gênero/forma 155 455 555
Subdivisão geral 180 480 580
Subdivisão geográfica 181 481 581
Subdivisão cronológica 182 482 582
Subdivisão de forma 185 485 585

Dois tipos de cabeçalhos são definidos no formato autoridade:

Cabeçalho autorizado

Nos registros de autoridade os cabeçalhos autorizados são usados nos campos 100-155 (cabeçalhos) e nos campos 500-555 (remissivas VER TAMBÉM). Registros de cabeçalho autorizados utilizam o código a ou f na posição 09 do campo 008 e quando subdivisão de assunto o código d. É um cabeçalho adequado para uso como entrada principal (campos 1XX), entrada secundária (campos 700-730), entrada secundária de série (campos 490 ou 800-830), ou ponto de acesso por assunto (campos 600-651, 654-657) nos registros bibliográficos.

Cabeçalho não autorizado

O cabeçalho não autorizado pode ser uma forma variante da forma autorizada, um cabeçalho usado apenas para organização de um arquivo de autoridade, ou uma parte incompleta do cabeçalho autorizado. Este cabeçalho não é usado nos registros bibliográficos. Em registros de cabeçalho autorizado, um cabeçalho não autorizado, pode ser usado em um campo de referência cruzada 4XX (remissiva VER). Em registros de remissiva, subdivisão, remissiva e subdivisão e termo guia o campo 1XX (cabeçalho) contém um cabeçalho não autorizado. É um cabeçalho não adequado para uso nos registros bibliográficos MARC.

Cabeçalhos podem ser nomes, combinações de nome/título, títulos uniformes, termos tópicos, termos cronológicos, termos de gênero/forma, subdivisões, cabeçalho de assunto expandido ou termo guia.

Cabeçalho – Nome

Cabeçalho que é um nome pessoal, nome corporativo, evento ou nome de jurisdição (inclui área geográfica).

Cabeçalho – Nome/título

Cabeçalho formado por um nome e uma parte do título. A parte nome pode ser um nome pessoal, entidade coletiva, evento, ou jurisdição. A parte do título pode ser um título uniforme ou convencional, um título de capa de uma obra, ou um título de série.

Cabeçalho – Título uniforme

Cabeçalho formado por um título uniforme ou convencional, um título de capa de uma obra ou título de série que não seja autorizado sob um nome pessoal, entidade coletiva, evento, ou jurisdição na construção de um cabeçalho nome/título.

Cabeçalho – Termo tópico

Cabeçalho formado por um assunto tópico.

Cabeçalho – Termo cronológico

Cabeçalho formado por um termo de assunto cronológico.

Cabeçalho – Termo de gênero/forma

Cabeçalho formado por um termo de assunto gênero/forma.

Cabeçalho – Subdivisão

Cabeçalho formado por uma subdivisão geral de assunto (tópico ou idioma), de forma, geográfica ou cronológica. Um cabeçalho estendido contém mais de uma subdivisão de assunto (subcampos $v, $x, $y e $z).

Cabeçalho – Assunto expandido

Cabeçalho nome, nome/título, título uniforme, termo tópico ou termo gênero/forma que inclua um ou mais subdivisões de assunto, geral, de forma, geográfica ou cronológica (subcampo $v, $x, $y, $z).

Cabeçalho – Termo guia

Cabeçalho que consiste em um termo usado na seção sistemática de um tesauro para indicar a base lógica na qual a categoria está dividida.
Uso do cabeçalho nos registros de autoridade

Somente o campo 1XX de um registro de cabeçalho autorizado pode ser usado como ponto de acesso em registros bibliográficos. O formato MARC 21 para dados de autoridade identifica três categorias de cabeçalhos para uso em registros bibliográficos: entrada principal ou secundária (008/14); entrada secundária de assunto (008/15); e entrada secundária de série (008/16).

Cabeçalhos de nome, nome/título, título uniforme podem ser usados como entrada principal ou secundária quando a posição 14 (Uso de cabeçalho – Autoria principal ou secundária) do campo 008 contém o código a.

Cabeçalhos nome, nome/título, título uniforme, termo tópico, termo gênero/forma e cabeçalho estendido podem ser usados como entradas secundárias de assunto quando a posição 15 (Uso de cabeçalho – Assunto) do campo 008 contém o código a.

Cabeçalhos nome/título e título uniforme podem ser usados como entrada secundária de série quando a posição 16 (Uso de cabeçalho – Entrada de série) do campo 008 contém o código a.

Somente cabeçalhos autorizados podem ser usados como ponto de acesso em registros bibliográficos.

Cabeçalhos de subdivisões podem ser usados como entrada secundária em cabeçalho de assunto estendido.
Uso do cabeçalho na estrutura de autoridade

Um cabeçalho pode ser classificado como sendo adequado para um nome ou assunto na estrutura de autoridade.

Cabeçalhos nome, nome/título e título uniforme formulados usando as convenções da catalogação descritiva (008/10) são adequados para uma estrutura de autoridade de nome. Formas autorizadas destes tipos de cabeçalhos são usadas em cabeçalhos autorizados (008/09 código a) e registro de cabeçalho e subdivisão autorizado (código f); formas não autorizadas em registros de referência (remissiva) (código b ou c).

Cabeçalhos formulados usando as convenções para construção de tesauros ou sistemas de cabeçalho de assunto (008/11) são adequados para estrutura de autoridade de assunto. A posição 11 (Sistema de cabeçalho de assunto/tesauro) do campo 008 indica o sistema de assunto utilizado para formular os cabeçalhos.

Cabeçalhos abrangem nomes, combinações de nome/título, títulos uniformes, termos tópicos, termos cronológicos e gênero/forma. Formas autorizadas desses tipos de cabeçalhos são usadas em cabeçalhos autorizados (008/09, código a) e registro de cabeçalho e subdivisão autorizado (código f); formas não autorizadas em registros de subdivisão (código d), registros de referência (código b ou c), registros de referência e subdivisão (código g), e termo guia (código e).

Alguns campos de notas remissivas e de referência são usados nos registros de cabeçalho autorizado apenas para estrutura do arquivo de autoridade de assunto.

Tratamento de Séries

Registros de autoridade em que um campo 1XX contém um cabeçalho título uniforme ou nome/título para uma série pode conter também informações relativas ao uso da série em registros bibliográficos. Tipos de série identificadas no 008/12: série monográfica, item multipartes (coleção), frase como série e títulos de periódicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *