03 – A arquitetura do cliente-servidor

IsisScript - WXIS

A tecnologia de um sistema cliente-servidor baseia-se em três partes distintas: o servidor, o cliente e o protocolo.

Quando um cliente solicita uma informação a um servidor, ele utiliza o HyperText Transfer Protocol (HTTP). O servidor processa a requisição e usa HTTP para enviar a informação de volta para o cliente. O cliente interpreta a mensagem recebida e a exibe no browser utilizado.

Por isso os componentes para aplicações com bancos de dados em ambiente cliente/servidor (intranet/internet) podem ser resumidos em:

  1. A interface, que permite ao cliente fornecer parâmetros;
  2. O programa, que recebe os parâmetros do cliente, interage com o banco de dados no servidor e devolve o resultado da operação do cliente;
  3. O banco de dados;
  4. A interface que permite ao cliente receber resultados da pesquisa;

Para praticar exercícios com o Wxis é preciso trabalhar num ambiente cliente-servidor. É possivel para efeitos de estudo e testes, criar esta estrutura localmente utilizando-se softwares WebServers. Neste caso, uma rede não é necessária e o cliente refere-se ao servidor como “localhost”.

Dica

Algumas organizações trabalham com um Webservice que só pode ser acessado internamente pela rede: esta é uma Intranet (rede local que se apresenta nos moldes da WWW).

 

3.1 Instalando o Software Webserver

WWWIsis pode rodar sobre qualquer webserver. Estes por default, consideram equivalente ao localhost o IP 127.0.0.1 . Para alterar o IP de um Webserver, consulte a documentação do programa.

A seguir descreve-se alguns comumente utilizados.

3.1.1 Xampp

O Xampp é produzido pela Apache Friends. Existem algumas versões disponíveis no site http://www.apachefriends.org/en/xampp.html

É um pacote freeware que roda somente sobre Windows 9X. Por ser simples e leve é ideal para testes e desenvolvimentos locais.

Após a instalação o programa está pronto para rodar. Por default, Xampp será instalado na pasta C:\xampp.

 

3.1.2 Apache

O Apache está disponivel para várias plataformas no website da apache: http://www.apache.org.

Quando você realiza a instalação, o domínio, o IP e o e-mail do administrador são solicitados e o sistema é configurado para trabalhar com eles automaticamente. Caso esteja instalando em um Windows 2000 ou NT você pode optar por rodar o Apache como um serviço ou que seja inicializado manualmente.

Por default, a instalação aponta para o diretório /Program files/Apache Group/Apache. O arquivo de configuração é o httpd.conf , que fica no subdiretório conf juntamente com os diretórios cgi-bin e htdocs.

 

3.1.3 Internet Information Server (IIS)

Desenvolvido pela Microsoft e exclusivamente para servidores Windows. Ao ativar o Internet Service Manager abre-se o Microsoft Management Console. Ele mostra os sites administrados pelo seu servidor. No IIS a pasta pública por default é wwwroot e o diretório de CGIs chamado de Scripts. Contudo, outras pastas de CGI podem ser criadas clicando com o botão direito do mouse sobre a pasta desejada e atribuindo-lhe permissão de execução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *