CISIS – Programas Utilitários

Utilitários CISIS

Os Utilitários CISIS (CISIS Interface Utility Programs) são um conjunto de programas desenvolvidos em linguagem de programação C que “chamam” as funções oferecidas pela Interface CISIS para realizar distintas funções em bases de dados da família Isis, tais como recuperar e mostrar registros, a manutenção de bases de dados, etc. Além disto, podem efetuar função especiais que permitem ordenar arquivos mestres, gerar tabelas a partir de um arquivo mestre, substituir as etiquetas dos campos, etc.

Este conjunto de programas utilitários é oferecido sob quatro versões: 10/30 e 16/60, LIND, FFI. As diferenças principais são em relação ao tamanho das chaves do arquivo invertido a ao tamanho máximo de registro medido em bytes que suportam, conforme mostrado na tabela seguinte.

 

tela-copiada-como-2016-10-21-11-36-18

Para mais detalhes sobre a estrutura dos arquivos mestre e invertido veja o
Apêndice III: Estrutura dos registros de uma base ISIS.

As características particulares destes programas, podem ser verificadas na
declaração de versão que se obtém com o comando what

Por exemplo:
[codesyntax lang=”xml”]

mx what
CISIS Interface v5.2a/PC32/M/32767/10/30/I - Utility MX
CISIS Interface v5.2a/.iy0/Z/4GB/GIZ/DEC/ISI/UTL/INVX/B7/FAT/CIP/CGI/MX
Copyright (c)BIREME/PAHO 2006. [http://www.bireme.br/products/cisis]

[/codesyntax]

Acrônimo Descrição
V5.2a Número da versão
PC32 Compilador usado (neste caso Windows PC)
L Versão Lind se estiver presente
M Suporte multiusuário
32767 Tamanho máximo do registro em bytes, valor por default
10/30 Tamanho de chaves do arquivo invertido
I Permite atualizar o I/F
Utility MX Nome do programa
.iy0 Arquivo físico simples para I/F (realizado por mkiy0)
Z I/F compactado (realizado por myz – descontinuado)
4GB Tamanho máximo do arquivo mestre
GIZ Gizmo
DEC Decod
ISI Importação Iso-2709
UTL Módulo Ciutl
INVX Pesquisa I/F múltipla
B7 Versão do mecanismo interno de pesquisa
FAT Fatal()
CIP Cipar()
GCI Soporta a operação em ambiente CGI
MX Cisis_mx()

Utilitário MX

MX 

O Programa MX é um utilitário de propósito geral para trabalhar embases de dados MicroISIS. Pode realizar a maioria das funções da Interface CISIS, incluindo a importação/exportação de arquivos ISO-2709, pesquisas, procedimentos de substituição global de padrões, junção de registros do arquivo mestre por número de registro ou por chave do arquivo invertido, incorporar campos com dados gerados mediante uma Tabela de Seleção de Campos (FST), e funções de inclusão exclusão de campos.

 

Utilitários para arquivo mestre

MXF0

Analisa todos os registros de um arquivo mestre dado, produzindo informação sobre os campos presentes e dos caracteres usados pelos mesmos.
MXTB

O programa MXTB permite contar o conteúdo dos campos, por exemplo, número de vezes que aparece cada autor, cada descritor, ou a aparição simultânea de um autor e um título de publicação periódica,etc. O resultado da execução de MXTB é um arquivo mestre que contem um registro para cada frase diferente encontrada (categoria). Estes registros têm campos para armazenar a categoria e sua freqüência.
MXCP

Copia registros a partir de um arquivo mestre de entrada para um arquivo mestre de Saída, possibilitando que o dado de entrada seja modificado pelos procedimentos de substituição global de padrões e/ou procedimentos que suprimem espaços no começo ou no final, caracteres em branco, caracteres não imprimíveis e caracteres de pontuação final. Também converte em repetitíveis os campos que contenham um delimitador específico e pode descartar campos de entrada, de acordo
com os valores de suas tags (etiquetas). Outra característica do MXCP é a de recuperar (undelete) registros logicamente apagados do arquivo mestre.
MSRT

Ordena os registros de um arquivo mestre em ordem ascendente, de acordo com chaves gerados aplicando um formato aos registros.
RETAG

Este programa tem duas aplicações: Alterar as tags (etiquetas) dos campos de um arquivo mestre dado, de acordo com uma tabela de renumeração. Desbloquear (unlock) um arquivo mestre.
CTLMFN

Desdobra e atualiza o registro de controle do arquivo mestre. Deve ser usado quando um arquivo mestre é reinicializado acidentalmente.
MKXRF

É um programa para recuperação do arquivo mestre, que lê um arquivo .mst e gera o arquivo .xrf correspondente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *