Pular para o conteúdo
Início » Posts » Parâmetros para ambientes multiusuários

Parâmetros para ambientes multiusuários

Opções de processo
[mono | mast | full]

Se uma base de dados é atualizada em um ambiente multiusuário deve ser indicado antes o Parâmetro mast ou full. O valor mono (monousuário) é o valor por default.
Modo monousuário: mono
É o modo por default, não é verificada consistência nem acesso aos dados. Supõe um único usuário.
Este parâmetro corresponde ao parâmetro 14=0 do Syspar de CDS/ISIS.
Acesso limitado aos dados: mast
Este Parâmetro permite de forma simultânea a recuperação e atualização do arquivo mestre. Deve se certificar que o arquivo invertido não seja atualizado. Este parâmetro é correspondente ao parâmetro 14=2 do Syspar de CDS/ISIS.
Acesso completo: full
Quando este parâmetro está presente, pode-se recuperar e modificar dados simultaneamente, tanto no arquivo mestre como no invertido. Por outro lado, o sistema se torna mais lento. Este parâmetro é correspondente ao parâmetro 14=1 do Syspar de CDS/ISIS.
Exemplos:
• Colocar em ambiente multiusuário duas bases de dados, CDS e OUT :

mx mast CDS from=120 append=OUT now -all

• Colocar em ambiente multiusuário só uma base de dados. A base CDS estará em ambiente monousuário, enquanto que a base OUT estará em ambiente multiusuário.

mx CDS from=120 mast append=OUT now -all

Dica: O exemplo funcionará corretamente se todos os outros processos que lêem e/ou gravam na base OUT também são definidos para operar em ambiente multiusuário. Se uma base de dados vai ser usada por mais de um processo e pelo menos um desses processos modifica a base de dados, então TODOS os processos devem operar em ambiente multiusuário sobre essa base de dados. Desta maneira se obriga ao MX para ler a informação atualizada (que foi gravada no disco) e ignorar os buffers de leitura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *