Pular para o conteúdo
Início » Posts » Vem aí um novo ABCD

Vem aí um novo ABCD

A nova versão do ABCD está prestes a ser lançada para a comunidade em geral. Desde sua primeira versão em 2009 o ABCD não recebia tantas modificações.

Até sua última versão lançada em janeiro de 2020 o ABCD mantinha o mesmo visual desenvolvido pela Bireme em 2008. A nova versão traz uma reformulação visual que vai além da estética. Os arquivos relacionados ao layout foram concentrados em um único diretório, os ícones em GIF e PNG foram substituídos por SVG e seu CSS foi remodelado para se tornar mais responsivo.

A versão recebe o número 2.2 está sendo preparada com foco em documentos digitais. Sua grande novidade é a nova base Dublin Core que permite o envio e a indexação completa de documentos eletrônicos. A demanda por pesquisas dentro de documentos anexados já existe há muitos anos, mas até então não havia sido implantada completamente. A versão 2.2 executa esta ação com muita eficiência utilizando o Apache Tika.

Na tela inicial, foi implantada a detecção de idioma para que o usuário não necessite selecionar o idioma de entrada cada vez que vai se autenticar no sistema. O ABCD verifica o idioma do navegador do usuário e exibe o nativo do usuário, desde que haja a tradução para o idioma.

Também foi criado o serviço para a cópia se arquivos de um idioma para outro, ou seja, se uma base de dados foi desenvolvida em Inglês apenas e o usuário desejar copiar suas planilhas e formatos de visualização para outro idioma é possível. Naturalmente esta cópia exigirá o trabalho manual de tradução dos arquivos, mas tudo poderá ser feito pelo próprio ABCD sem a necessidade de acesso ao servidor.

Outra grande mudança é o Browser, presente em todos os módulos do sistema. O browser agora comporta filtros e um sistema de ordenação que permite econtrar mais facilmente o registro desejado. Na versão anterior existiam erros e poucos recursos.

Ainda não existe a confirmação se o módulo para o usuário da biblioteca será lançado junto com esta versão, mas este módulo, até então batizado de OPAC-ABCD permite os serviços de reservas e renovação de itens, além de outros recursos. Este módulo ainda está em teste, mas existe a possibilidade de acompanhar esta versão.

É importante mencionar também que foi desenvolvida uma base de dados MARC RDA, seguindo o mesmo padrão da tradicional base MARC, mas adaptada as necessidades do RDA.

Existem outras modificações técnicas que poderemos tratar em posts futuros, mas agora vamos ver em detalhes algumas novidades iniciais.


1 – Logotipo

A tímida folhinha que acompanhou as 17 versões do ABCD foi modificada.

A folhinha se multiplicou e virou uma flor.

A nova logo representa a união de forças entre as pessoas voluntárias para manter o ABCD.


2 – Entrada no sistema

Já na entrada é possível observar que a logo da Bireme foi substituída pela logo do ABCD Community, grupo de desenvolvedores do ABCD. Outra modificação é o tom do azul que ficou um pouco mais vivo.

Tela de entrada clássica

Nova tela de entrada

3 – Ícones e seleção de base de dados

A seleção da base de dados passou por uma modificação na sua localização, agora ela acompanha o cabeçalho. Nesta versão a função ainda é básica, mas seu objetivo é permitir a troca de base em qualquer tela do sistema.

Outra modificação são os ícones que perderam sua estética Windows Vista e passaram a uma estética mais outline. Em termos técnicos os ícones em SVG permitem sua edição em blocos de notas, ou seja, é possível trocar a cor dos ícones com facilidade sem a necessidade de editores de imagens. Outra vantagem é que SVG é vetor e não bitmap, isto evita que a imagem quebre ou possa ser usada apenas com um tamanho. Por ser escalável o SVG torna-se mais reaproveitável.

Versão clássica

Nova versão

4 – Detalhes

A seleção de módulo ficou mais visual, agora é disponibilizada por botões com ícones e não mais um seletor.

Versão clássica

Nova versão

A seleção de idiomas, codificação do sistema, usuário logado e botão de sair também foram agrupados na barra superior.


5 – Entrada de dados

A barra superior da catalogação passou por uma reformulação geral, tanto técnica quanto visual. Até a versão anterior esta tela era gerada por um Frameset, um recurso obsoleto há alguns anos, agora a tela é gerada por iframes, um recurso HTML mais fácil de manipular.

Versão clássica
Vesão nova

6 – Browser

O browser está presente nos 3 módulos principais. Este recurso foi completamente redefinido. Existiam diversos erros na versão clássica. Para a nova versão foram incluídos diversos recursos. Vamos comparar.

Versão clássica
Nova versão

Este é um breve apanhado de algumas mudanças. Ainda não foi definida uma data para o lançamento, mas a expectativa é que seja em dezembro de 2021.

Assim que outras funcionalidades forem confirmadas, informaremos por aqui.

3 comentários em “Vem aí um novo ABCD”

  1. Muito legal, o visual está incrível e que bom que o ABCD ainda se mantém vivo!
    Parabéns pela iniciativa! Não vejo a hora dessa versão ser lançada rsrs

  2. Como sugestão, para facilitar a vida das bibliotecárias rs, deixaria os botões coloridinhos ao invés de tudo azul, facilitar se vermos que o vermelho é para apagar, impressora é relatório, amarelo é empréstimo…
    só uma sugestão para os leigos rs

    1. Oi, Soraya.
      Obrigado pelo seu comentário!
      Estamos levando em conta todos os comentários sobre o novo layout. Na verdade a revisão do layout não terminou, ela foi pausada para correções estruturais do ABCD. A revisão do layout será a última etapa desta nova versão. Se você entrar no menu de configurações da circulação verá que ainda está com os ícones antigos, portanto ainda há muito trabalho pela frente ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *